É importante salientar,
que enquanto a criança ouve uma história, ela vai criando em sua mente os
personagens, o local, a cor do céu, a chuva a grama etc. Isso ajuda a
desenvolver no cérebro a parte criativa da criança. E nós professores não
devemos ficar presos a leitura metódica, e sim buscar novas formas para contar
uma bela história. Uma boa forma para contar uma história é o livro em feltro,
pois prende a atenção dos alunos e desperta o gosto pela leitura, após a
leitura do livro é interessante que os alunos possam manusear tocar nos personagens
e sentir a textura do material utilizado.
Obs: Livro utilizado
durante o estágio do ensino fundamental I na escola Beneval de Castro Boa Sorte
em Guanambi-BA.
Livro baseado a partir do modelo: Livro Pano - Os Três Porquinhos | by Caju Rosa.https://www.flickr.com/photos/cajurosa/8188887843
Os estágios curriculares nos proporcionaram muitas estratégias de ensino, bem como, várias formas de criar e recriar materiais que nos ajudassem no momento das aulas. esse livro de feltro foi uma ótima escolha de criação, pois foge um pouco do livro tradicional de papel. além de despertar a curiosidade das crianças em manusear e conhecer um pouco mais do livro. excelente dica para quem quer ousar na hora de contar histórias.
ResponderExcluirMuito criativo o livro de feltro,no estagio ultilizamos,foi maravilhoso pois despertou a curiosidade das crianças em manusear o livro e encantar com as cores e imagens.Otima dica adorei!
ResponderExcluirNossa! Esse Blog está muito lindo e rico... A equipe demonstrou uma preocupação com os minimos detalhes, tanto na parte visual como nas obras indicadas. Penso que educar crianças é mostrar o colorido do mundo por meio dos textos verbais e não-verbais. Permitir que elas agucem sua curiosidade, criem e recriem novos sentidos ou narrativas a partir das historias contadas. Como afirma Maria Montessori às crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o aprendizado e encontrem um lugar no mundo. Assim, cabe a nós a tarefa de conduzir essa construção, mediar e aprender com elas um mundo novo cheio de saberes.
ResponderExcluirParabéns a equipe!